Processos Administrativos



Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos básicos:

Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Podemos definir então planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.

Organização: “organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Ou seja, organização é o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.

Direção: “dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Pode-se afirmar que o processo de direção tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa, difundir entusiasmo, dar apoio e orientação, criar um clima produtivo e desenvolver o pessoal envolvido.

Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Para se obter o controle de uma determinada situação, é necessário que exista algum comprometimento em acompanhar o andamento das atividades, avaliar resultados, e tomar medidas corretivas.

Conheça também esta empresa de Imóveis em Campo Grande



Uma Comentário

  1. Maria Gomes disse:

    Gostei muito, da forma sintética, que definiu os quatros processos administrativos.

Comente





Posts Relacionados

  • O Conceito de AdministraçãoO Conceito de Administração Neste tópico iremos definir o conceito de administração, pois posteriormente este servirá como base para definirmos o processo de administração de marketing. Numa época de complexidades, […]
  • Conceito de Administração de MarketingConceito de Administração de Marketing Vamos agora agrupar as definições de marketing e administração, no conceito de administração de marketing, que relaciona as atividades realizadas nas organizações, que estão ligadas ao […]
  • Processo de Marketing InternacionalProcesso de Marketing Internacional Agora que discutimos o conceito de marketing internacional, e também as principais diferenças entre o marketing doméstico (local) e o marketing internacional, vamos identificar o processo […]
  • Módulo I – O que é o Marketing InternacionalMódulo I – O que é o Marketing Internacional Neste módulo iremos discutir os conceitos iniciais do curso, abordando os seguintes tópicos: marketing, administração, administração de marketing, marketing internacional e processo de […]
  • Conceito de MarketingConceito de Marketing Iremos começar este módulo introdutório com a definição (ou as várias definições) do conceito de marketing, para que possamos embasar o restante do material. O conceito de marketing é […]
  • Conceito de Pesquisa de Clima OrganizacionalConceito de Pesquisa de Clima Organizacional Neste módulo introdutório serão apresentados conteúdos básicospara o conhecimento desta importante ferramenta estratégicaque é fundamental para a empresa moderna que valoriza o cliente […]