O Conceito de Administração



Neste tópico iremos definir o conceito de administração, pois posteriormente este servirá como base para definirmos o processo de administração de marketing.
Numa época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana.
O mundo de hoje engloba uma sociedade de organizações, onde toda a atividade ligada à produção de bens e serviços envolve o planejamento, organização, direção e controle dentro dessas organizações.
Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias. (CHIAVENATO, 1997, p. 10)

Nas palavras de Maximiano (1995, p. 60) administrar “é o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema”.

De acordo com Chiavenato (1997, p. 12): “a palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza um a função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro”.

Conforme o autor acima citado, administração é uma ciência que estuda os principais problemas da empresa, visando melhorar o desempenho através de técnicas de planejamento, organização, direção e controle.



Comentários

  1. nalda disse:

    o conceito de administraçao é ter organizaçao e saber planejar ter ideias e por em pratica

  2. Tiago disse:

    Administração se resume em 4 palavras: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

  3. marcelo santos disse:

    estou a procura de um curso de adm.,gostaria de informações e de indicações

  4. edilene karina disse:

    muito bom.
    Obrigada

  5. edilene karina disse:

    OI.
    SUA PESQUISA ESTA OTIMA.
    MUUUUIIIIITOOOO BOOOOOOAAAA NMEEEESMOOOO.

  6. Gildo Rafael disse:

    A informacao foi muito util

Comente





Posts Relacionados

  • Processos AdministrativosProcessos Administrativos Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos básicos: • Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e […]
  • Conceito de MarketingConceito de Marketing Iremos começar este módulo introdutório com a definição (ou as várias definições) do conceito de marketing, para que possamos embasar o restante do material. O conceito de marketing é […]
  • Módulo I – O que é o Marketing InternacionalMódulo I – O que é o Marketing Internacional Neste módulo iremos discutir os conceitos iniciais do curso, abordando os seguintes tópicos: marketing, administração, administração de marketing, marketing internacional e processo de […]
  • Conceito de Administração de MarketingConceito de Administração de Marketing Vamos agora agrupar as definições de marketing e administração, no conceito de administração de marketing, que relaciona as atividades realizadas nas organizações, que estão ligadas ao […]
  • Definição de Pesquisa de Clima OrganizacionalDefinição de Pesquisa de Clima Organizacional Agora que discutimos todo o histórico, definição do conceito e alguns dos elementos que podem influenciar o clima organizacional, estamos aptos a falar do tópico central deste […]
  • Conceito de Pesquisa de Clima OrganizacionalConceito de Pesquisa de Clima Organizacional Neste módulo introdutório serão apresentados conteúdos básicospara o conhecimento desta importante ferramenta estratégicaque é fundamental para a empresa moderna que valoriza o cliente […]