Gestão de Projetos

Conheça o melhor site sobre Gestão de Projetos. Planejamento e execução de Projetos, fazendo parte do portal de Administração e Gestão Empresarial.

Qual é a importância da gestão de projetos em pequenas empresas?

Muitas empresas de pequeno porte trabalham com projetos: serviços com o ciclo de vida definido (início e fim). Mas a dificuldade em controlar os custos, prazos, qualidade e entrega desses projetos normalmente é muito grande e isso acontece porque existe um grande foco no que se faz, no serviço em si, mas pouco em como se faz.

Em pequenas empresas, é difícil nomear um profissional para exercer cargos tão específicos, como um gestor de projetos, porém é um investimento necessário, pois este profissional será responsável por todo o processo de trabalho. Para que o projeto seja entregue no prazo e com qualidade, deixando a empresa qualificada para crescer.

O que faz um gestor de projetos?

Suas duas maiores funções são a de gerir os processos e pessoas envolvidas no projeto.

É ele quem vai organizar a execução do projeto do início ao fim, pensando em todos os detalhes necessários para que o trabalho flua e para que as pessoas que estão operando não precisem parar para pensar em como solucionar conflitos encontrados no meio do caminho.

Solucionar imprevistos, adequar prazos e alinhar a comunicação entre as partes interessadas no projeto são atividades constantes em seu dia a dia.

Além disso, esse profissional será responsável por metrificar e assegurar que o projeto foi concluído com qualidade.

Minha empresa não tem verba para contratar esse profissional, o que posso fazer?

Em pequenas empresas, é comum que um funcionário ocupe mais de uma função e muitas vezes esse profissional acaba sendo o próprio dono. Mas o que acontece em boa parte das pequenas empresas é que o dono é quem tem a habilidade operacional, mas na maioria das vezes, não tem conhecimentos gerenciais.

Uma solução é qualificar alguém que já ocupa um cargo importante na empresa para fazer a gestão dos projetos.

O PMBOK é o livro que tem todas as orientações sobre gestão de projetos e vale muito estudá-lo para entender os principais conceitos, porém para entender como aplicar os conceitos no dia a dia da organização, é importante fazer um curso e se especializar para estar apto a esta função.

Conciliar o que se aprende no curso com à prática no dia a dia pode facilitar o processo de aprendizagem. Poder contar com um professor para auxiliar faz toda a diferença na evolução do profissional e da empresa que só ganha com isso.

Existem muitos cursos para que este profissional se desenvolva, essas competências podem ser adquiridas pelo atual administrador, ou até mesmo pelo dono do negócio que tem habilidades técnicas e começou seu próprio negócio, depois foi expandindo. Os cursos variam entre técnicos, de aperfeiçoamento e até um MBA em gestão de projetos. O mais importante é começar a qualificar esse profissional o quanto antes, pensando no crescimento da empresa.

(Guest Post) Autora: Ariane Crystiann, Publicitária, especialista em SEO, cada vez mais apaixonada por organização e gestão. Nas horas vagas escreve no blog: Depois do altar.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário