Gestão de Projetos

Conheça o melhor site sobre Gestão de Projetos. Planejamento e execução de Projetos, fazendo parte do portal de Administração e Gestão Empresarial.

Premissas para o Gerenciamento de Projetos

Além das restrições de um projeto, existem também as premissas, que são fatores que, para que o projeto seja executado, devem ser assumidos como reais.

As premissas são eventos, fatores, conjunturas ou quaisquer outros atributos, que serão discutidos entre o gerente de projeto e os stakeholders, para que sejam tomados como certo desde início do projeto.

Para facilitar a compreensão, utilizaremos o exemplo da ceia de natal. Neste caso, para que a ceia venha a acontecer, precisa-se definir algumas premissas que estão fora do controle da equipe responsável pelo evento (projeto), que podem vir a atrapalhar o resultado final, por exemplo:

 

  • Que haverá perus de natal disponíveis para comprar até o dia 15/12;
  • Que os preços de varejo irão aumentar no máximo 5% até a data do natal;
  • Que pelo menos 10 convidados irão comparecer ao evento.

 

Uma outra maneira de tratarmos as premissas são como expectativas que devem ser levadas em consideração para que o projeto tenha sucesso.

As premissas e as restrições estão intimamente ligadas, e freqüentemente são obtidas nas reuniões iniciais do projeto.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário