Premissas para o Gerenciamento de Projetos



Além das restrições de um projeto, existem também as premissas, que são fatores que, para que o projeto seja executado, devem ser assumidos como reais.

As premissas são eventos, fatores, conjunturas ou quaisquer outros atributos, que serão discutidos entre o gerente de projeto e os stakeholders, para que sejam tomados como certo desde início do projeto.

Para facilitar a compreensão, utilizaremos o exemplo da ceia de natal. Neste caso, para que a ceia venha a acontecer, precisa-se definir algumas premissas que estão fora do controle da equipe responsável pelo evento (projeto), que podem vir a atrapalhar o resultado final, por exemplo:

 

  • Que haverá perus de natal disponíveis para comprar até o dia 15/12;
  • Que os preços de varejo irão aumentar no máximo 5% até a data do natal;
  • Que pelo menos 10 convidados irão comparecer ao evento.

 

Uma outra maneira de tratarmos as premissas são como expectativas que devem ser levadas em consideração para que o projeto tenha sucesso.

As premissas e as restrições estão intimamente ligadas, e freqüentemente são obtidas nas reuniões iniciais do projeto.



Comente





Posts Relacionados

  • Restrições em Gestão de ProjetosRestrições em Gestão de Projetos O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor […]
  • Histórico da Gestão de ProjetosHistórico da Gestão de Projetos Vamos agora falar um pouco do histórico da gestão de projetos, que é uma área de conhecimento bastante recente. Durante a história, a civilização humana trabalha e desenvolve projetos já […]
  • A Gestão de ProjetosA Gestão de Projetos Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de […]
  • Gestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferençaGestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferença Uma maneira fácil de compreender o conceito de gestão de projetos é fazer a diferenciação entre a definição de projetos e a definição de processos. Os processos são seqüências de […]
  • Módulo I – Conceito de ProjetoMódulo I – Conceito de Projeto A Gestão de Projetos é hoje uma das áreas de administração que mais crescem, tanto em número de publicações (o que indica que há muita pesquisa sendo desenvolvida), tanto em vagas de […]
  • Curso online gratuito de Gestão de ProjetosCurso online gratuito de Gestão de Projetos Liberei para meus leitores um curso grátis de Gestão de Projetos. O curso está disponível na plataforma de ensino à distância – Tutorar – e contém AULAS EM VÍDEO de como elaborar e […]