Os Stakeholders (Partes Interessadas) e a Gestão de Projetos



Está caracterizado que o objetivo principal do Gerenciamento de Projetos é a satisfação, a realização das necessidades dos stakeholders (interessados ou envolvidos), segundo Xavier (2005, p.7).

Os principais stakeholders de um projeto genérico são (entre outros):

• Gerente de projeto: a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto;
• Cliente: a pessoa ou organização que ira utilizar o produto ou o serviço do projeto;
• Membros da equipe: as pessoas que compõem a equipe do projeto;
• Organização executora: a empresa em que o projeto está sendo executado;
• Patrocinador (sponsor): a pessoa ou o grupo, dentro ou fora da organização executora, que prevê recursos financeiros e/ou apoio institucional para a execução do projeto.

A razão de se utilizar a gestão de projetos pode ser explicada quando o projeto apresentado aos stakeholders possui toda a convicção de que o projeto será bem sucedido e a sua gestão bem gerenciada, dando a entender que mais este empreendimento terá a satisfação garantida dos interessados, portanto, é isto o que importa para os investidores.

E o conceito de stakeholders é um dos primeiros a serem apresentados, devido à sua importância para embasar todas as decisões de gerenciamento do projeto, da definição do produto até a entrega do mesmo dentro do prazo e custo determinados.

Abaixo um vídeo que apresenta o conceito de stakeholder de forma prática e fácil:



Comentários

  1. Luana Sanches disse:

    Kenneth boa tarde!

    Em pesquisa, procura um site que me desse orientações básicas, porém eficientes sobre a área de gestão de projetos, setor este que me apaixono a cada dia.
    Deparei-me com um vídeo maravilhoso, descontraído e pontual sobre definição de “stakeholders”.

    Parabéns pelo conhecimento, pro atividade em dividir, gratuitamente, seus conhecimentos com o público e por nos proporcionar qualidade na informação.
    Abraço.

    Luana.

  2. […] internas e mais conhecimento em relação às contribuições de participantes específicos. Stakaholders possuem restrições em gerenciamento, então a comunicação clara e rápida é essencial. BPMN é […]

Comente





Posts Relacionados

  • Áreas do Conhecimento em ProjetosÁreas do Conhecimento em Projetos O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente. Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo […]
  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]
  • Conceito de OrganizaçãoConceito de Organização O primeiro conceito a ser definido será o de organização. A importância de se definir este conceito inicialmente é devido ao fato de o planejamento estratégico sempre ser realizado no […]
  • Project Management Institute – PMIProject Management Institute – PMI Com todo este movimento ao redor do mundo, o conhecimento adquirido em gerenciamento de projeto passou a ser discutido em congressos, onde se tomou a decisão de se crirar o Project […]
  • A Gestão de ProjetosA Gestão de Projetos Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de […]
  • Restrições em Gestão de ProjetosRestrições em Gestão de Projetos O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor […]