Gestão de Projetos

Conheça o melhor site sobre Gestão de Projetos. Planejamento e execução de Projetos, fazendo parte do portal de Administração e Gestão Empresarial.

Os Stakeholders (Partes Interessadas) e a Gestão de Projetos

Está caracterizado que o objetivo principal do Gerenciamento de Projetos é a satisfação, a realização das necessidades dos stakeholders (interessados ou envolvidos), segundo Xavier (2005, p.7).

Os principais stakeholders de um projeto genérico são (entre outros):

• Gerente de projeto: a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto;
• Cliente: a pessoa ou organização que ira utilizar o produto ou o serviço do projeto;
• Membros da equipe: as pessoas que compõem a equipe do projeto;
• Organização executora: a empresa em que o projeto está sendo executado;
• Patrocinador (sponsor): a pessoa ou o grupo, dentro ou fora da organização executora, que prevê recursos financeiros e/ou apoio institucional para a execução do projeto.

A razão de se utilizar a gestão de projetos pode ser explicada quando o projeto apresentado aos stakeholders possui toda a convicção de que o projeto será bem sucedido e a sua gestão bem gerenciada, dando a entender que mais este empreendimento terá a satisfação garantida dos interessados, portanto, é isto o que importa para os investidores.

E o conceito de stakeholders é um dos primeiros a serem apresentados, devido à sua importância para embasar todas as decisões de gerenciamento do projeto, da definição do produto até a entrega do mesmo dentro do prazo e custo determinados.

Abaixo um vídeo que apresenta o conceito de stakeholder de forma prática e fácil:



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

Uma Resposta
  1. Luana Sanches disse:

    Kenneth boa tarde!

    Em pesquisa, procura um site que me desse orientações básicas, porém eficientes sobre a área de gestão de projetos, setor este que me apaixono a cada dia.
    Deparei-me com um vídeo maravilhoso, descontraído e pontual sobre definição de “stakeholders”.

    Parabéns pelo conhecimento, pro atividade em dividir, gratuitamente, seus conhecimentos com o público e por nos proporcionar qualidade na informação.
    Abraço.

    Luana.

Deixe um comentário