Gestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferença



Uma maneira fácil de compreender o conceito de gestão de projetos é fazer a diferenciação entre a definição de projetos e a definição de processos.

Os processos são seqüências de atividades que devem ser realizadas para produzir um resultado, um produto.

Já os projetos são temporários, entregam um produto único, e possuem restrições de orçamento para tal.

Trabalhar com gestão de projetos demanda uma mudança importante de paradigma, principalmente para as pessoas com formação na área de administração e gestão, já que todas as ferramentas de administração criadas até meados da década de 80 foram todas focadas na gestão de processos.

Pela própria diferença na definição citada acima, na gestão de projetos o foco é muito maior no produto final atendendo às necessidades dos stakeholders.

Já o papel do planejamento assume uma função importante, quando saímos das ferramentas tradicionais de gestão (todas exclusivamente ferramentas de processos) e passamos para técnicas específicas para projetos, onde a figura abaixo apresenta de maneira clara a diferença do papel do planejamento nas duas situações.

Gestão de Projetos e Gestão de Processos

Figura 2 – Diferença do planejamento para processos e projetos

Fonte: o autor, 2009

 

Como pode-se perceber, tradicionalmente na gestão por processos, o papel do planejamento é de apenas 10% dos esforços empresariais, ficando as outras funções (principalmente a execução), com 90% dos esforços.

Quando passamos para a nova realidade, da gestão de projetos, a lógica é inversa. Agora a idéia é que os esforços de planejamento passem a representar 90%, procurando prever os resultados o máximo o possível antes de investir, e deixando os esforços de execução com apenas 10%.

Vamos agora discutir mais conceitos importantes, para que você comece a se ambientar com a gestão de projetos.



Comente





Posts Relacionados

  • A Gestão de ProjetosA Gestão de Projetos Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de […]
  • Módulo I – Conceito de ProjetoMódulo I – Conceito de Projeto A Gestão de Projetos é hoje uma das áreas de administração que mais crescem, tanto em número de publicações (o que indica que há muita pesquisa sendo desenvolvida), tanto em vagas de […]
  • Restrições em Gestão de ProjetosRestrições em Gestão de Projetos O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor […]
  • Premissas para o Gerenciamento de ProjetosPremissas para o Gerenciamento de Projetos Além das restrições de um projeto, existem também as premissas, que são fatores que, para que o projeto seja executado, devem ser assumidos como reais. As premissas são eventos, […]
  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]
  • Histórico da Gestão de ProjetosHistórico da Gestão de Projetos Vamos agora falar um pouco do histórico da gestão de projetos, que é uma área de conhecimento bastante recente. Durante a história, a civilização humana trabalha e desenvolve projetos já […]