Gestão de Projetos

Conheça o melhor site sobre Gestão de Projetos. Planejamento e execução de Projetos, fazendo parte do portal de Administração e Gestão Empresarial.

Gestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferença

Uma maneira fácil de compreender o conceito de gestão de projetos é fazer a diferenciação entre a definição de projetos e a definição de processos.

Os processos são seqüências de atividades que devem ser realizadas para produzir um resultado, um produto.

Já os projetos são temporários, entregam um produto único, e possuem restrições de orçamento para tal.

Trabalhar com gestão de projetos demanda uma mudança importante de paradigma, principalmente para as pessoas com formação na área de administração e gestão, já que todas as ferramentas de administração criadas até meados da década de 80 foram todas focadas na gestão de processos.

Pela própria diferença na definição citada acima, na gestão de projetos o foco é muito maior no produto final atendendo às necessidades dos stakeholders.

Já o papel do planejamento assume uma função importante, quando saímos das ferramentas tradicionais de gestão (todas exclusivamente ferramentas de processos) e passamos para técnicas específicas para projetos, onde a figura abaixo apresenta de maneira clara a diferença do papel do planejamento nas duas situações.

Gestão de Projetos e Gestão de Processos

Figura 2 – Diferença do planejamento para processos e projetos

Fonte: o autor, 2009

 

Como pode-se perceber, tradicionalmente na gestão por processos, o papel do planejamento é de apenas 10% dos esforços empresariais, ficando as outras funções (principalmente a execução), com 90% dos esforços.

Quando passamos para a nova realidade, da gestão de projetos, a lógica é inversa. Agora a idéia é que os esforços de planejamento passem a representar 90%, procurando prever os resultados o máximo o possível antes de investir, e deixando os esforços de execução com apenas 10%.

Vamos agora discutir mais conceitos importantes, para que você comece a se ambientar com a gestão de projetos.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário