Gestão de Projetos

Conheça o melhor site sobre Gestão de Projetos. Planejamento e execução de Projetos, fazendo parte do portal de Administração e Gestão Empresarial.

Conceito de Projeto

O projeto, sinteticamente falando, é composto de três restrições: tempo, custo e qualidade.

Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias”, para satisfazer as necessidades dos stakeholders. Seja qual for o tipo de projeto (construção de um avião, desenvolvimento de uma nova versão de software, uma viagem, construção de um edifício, etc.).

Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos), o projeto é:

Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Por isso um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade concreta. E elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando idéias em ações planejadas e executadas de acordo com o que o projeto estipula no contrato.
Segundo a ONU (1984), “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.
Este objetivo a ser alcançado no projeto é chamado também de “produto“.

Neste material utilizaremos esta nomenclatura toda vez que estivermos nos referindo ao que o projeto busca entregar, lembrando que não necessariamente deve ser um bem material, podendo ser também uma idéia ou um serviço.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

6 Respostas
  1. Peter disse:

    Texto excelente, fala só corrigir ISSO 10.006 por ISO 10.006

  2. Francy Borralho disse:

    achei excelente!!! sua explicação, muito clara e precisa parabéns,deve postar mais videos.

  3. Thiago Andrade Asato disse:

    Muito bem explanado, caro amigo.

  4. Luana Sanches disse:

    De uma clareza sensacional! Qualquer pessoa dominante ou não do assunto compreende, perfeitamente, a definição de projeto. Parabéns!

Deixe um comentário