A Gestão de Projetos



Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida.
O risco de fracasso de um projeto pode aumentar, de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto.
Um ponto-de-vista alternativo diz que Gerenciamento de Projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc). (WIKIPÉDIA, 2008)
Vieira (2002, p.27), aponta que “como conseqüência, gerenciar projetos de forma eficiente nessa era de grandes mudanças é um dos grandes desafios do executivo dos tempos modernos”.
Sendo assim, a definição do PMBoK (2000) para gerenciamento de projetos é:

O gerenciamento de projetos é citado por alguns autores como uma profissão relativamente nova e emergente. Isto se deve ao fato de várias organizações públicas e privadas, instituições de pesquisa e ensino, entre outras, estarem buscando cada vez mais estudar, conhecer, difundir, capacitar, implementar e evoluir o conhecimento, as metodologias, as práticas e as ferramentas empregadas nesta área e profissão.

E não se deve ignorar nem os pequenos detalhes, pois às vezes os pequenos detalhes é que podem ser a diferença no final do projeto. Gervazoni (2005, p.33), aponta que quando se trata de atingir metas e objetivos, exige-se um resultado positivo das partes das pessoas comprometidas.
Keelling (2005, p.17) por sua vez afirma que, “uma boa idéia é explorar cada um deles (pequenos detalhes) em lugar descartar opções menos atraentes”. Por isso é necessário estipular regras e medidas que nada mais são do que as premissas e ressalvas, para que alcancem eficiência e a eficácia.
Conforme a definição de Robbins e Coutler (1998, p.3).

Eficiência é uma parte vital da administração. Ela se refere à relação entre entradas e saídas. Se você consegue obter mais saídas a partir das entradas dadas, você aumentou a eficiência. Eficácia é quando os administradores alcançam as metas de sua organização.

A Gestão de Projetos provê a organização do conhecimento, habilidades ferramentas e técnicas para planejar e executar projetos no prazo e de acordo com o orçamento.
Vamos agora discutir mais dois conceitos básicos, e extremamente importantes para o gerenciamento de projetos, sendo eles as restrições e as premissas do projeto.



Comentários

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  2. […] Vamos discutir aqui o principal tipo de departamentalização utilizado pelas empresas (funcional), e também os outros 3 tipos de departamentalização mais relacionados à Gestão de Projetos. […]

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